História

2007-2010

Durante os anos 2007-2010 nasceu o Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto, sj, através dos padres Jesuítas. Enquanto davam aulas nas escolas dos bairros sociais do Monte de Caparica e Pragal foram-se apercebendo que muitas crianças, ao saírem da escola, ficavam totalmente entregues a si próprias e vulneráveis aos perigos dos bairros. Com base neste quadro, iniciaram um projeto de educação formal e informal com o objetivo de desenvolver atividades de apoio ao estudo nas salas de catequese e de fins de semana radicais.

2010-2018

A 19 de março de 2010, o projeto passou a ter as atuais instalações autónomas para atividades de estudo, lúdicas e artísticas, desenvolvendo a componente desportiva, em conjunto com algumas associações e clubes desportivos inserida como valência da Paróquia de São Francisco de Xavier.

2018-hoje

No dia 3 de Dezembro de 2018, dia de São Francisco Xavier, foi criada a Associação Padre Amadeu Pinto SJ, de forma a dar continuidade ao alto impacto social que o Centro Juvenil criou desde da sua origem.